Recent Posts

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

REGIONAL: DIARIAMENTE AÇUDE JENIPAPO REDUZ EM 0,03% SUA CAPACIDADE

Com o prolongamento da estiagem no Ceará, estudos e medidas para evitar a falta d'água no Estado tem sido adotadas pelo Governo desde 2013 como forma de avaliar os efeitos do cenário da seca que castiga a região há cerca de quatro anos.

 Na última terça-feira, 25, foi assinado em Fortaleza um termo de cooperação entre entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência Estadual do Meio Ambiente ( SEMACE), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos( COGERH) e Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) com o objetivo de fiscalizar o uso da água nos principais reservatórios do Estado, principalmente nas bacias do Jaguaribe e Castanhão, que abastecem o Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza.

 A operação que acontecerá de setembro a dezembro deste ano tem como foco orientar o uso mais eficiente da água. Além da fiscalização in loco, serão utilizados helicópteros afim de identificar área com uso irregular de água. Na Serra da Meruoca, onde atualmente o Açude Jenipapo estaria com 43,33% de sua capacidade, o reservatório é o único responsável pelo abastecimento humanos nas cidades de Alcântaras e Meruoca e é motivo de preocupação para as autoridades ambientais, considerando  considerando que o mesmo perde diariamente 0,03% de sua capacidade e vem apresentando queda de sua cota desde maio passado.

Redação do Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário