Recent Posts

sábado, 18 de julho de 2015

ATÉ 31 DE JULHO: ALCANTARENSES DEVEM SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DIRETA AO IcmBIO

Plantio em nascente no Sitio Laginha - Alcantaras/CE
 Iniciado há uma semana em Alcântaras o cadastro de brocas 2015 registou até a última Sexta –Feira, 17, pouca participação dos agricultores.
 O processo que é obrigatório para quem desejar brocar e queimar terreno para o plantio na próxima safra deve ser feito até o próximo dia 31 de julho e será encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade para avaliação e autorização das área de plantio. 
Conforme as entidades parceiras o cadastramento tem por objetivo garantir ao agricultor o uso sustentável da faixa de domínio inserida na APA Serra da Meruoca evitando assim autuações inesperadas, denuncias e até multa. Apesar do esforço feito pela Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ematerce e COMDEMA para o incentivo e orientação do procedimento a quantidade de cadastros já feitos está abaixo do esperado e caso os agricultores deixem o processo para a última hora correm o risco de sofrerem restrições devido o envio tardio da solicitação de autorização direta para o plantio em 2016. 
As entidades envolvidas no cadastramento alertam ainda que caso não seja feito a solicitação formal ao IcmBIO os agricultores em condição ilegal de plantio podem ser penalizados pro órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA e/ou pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE.

Redação do Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário