Recent Posts

domingo, 26 de abril de 2015

2016: ACUMULADO DE CHUVAS EM ALCANTRAS JÁ CHEGAM A 534 MM

Foto; Edilson Angelo
Restando pouco mais de trinta dias par o fim da estação chuvosa no Ceará o volume de chuvas no município de Alcântaras, zona norte do Estado já supera as precipitações de todo o ano de 2014. 

De acordo com o último balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funcme) já choveu até o momento o equivalente a 534.0 milímetros de janeiro até o último dia 24 de abril. 

Na quadra chuvosa do ano passado a pluviometria registrada foi de  394,7 mm, enquanto pare este ano o valor já está 35,29% maior o que é motivo de alegria para quem enfrenta um longa estiagem há pelo menos três anos. Apesar das boas chuvas a pequena cidade permanece em situação de emergência, porém já tem 5% do espelho d'água de seu principal e único açude, poços artesianos com boa vazão e alguns riachos escorrendo.

 Para o referido município segundo o laudo da Ematerce/Funceme a média histórica seria de 1.080 milímetros no intervalo de janeiro a junho. Em 2015 com maior valor de chuvas situa o mês de abril com 234,3mm e com menor janeiro com apenas 18,0 mm.

Redação do Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário